sexta-feira, 5 de abril de 2013

Origem do Homem

Queridos alunos da 1ª série D, segue o último texto estudado antes da prova. Boa leitura.
Abraços e um excelente final de semana.

África Oriental – Os Homo erectus e os ergaster  foram os primeiros a deixar a Mãe África! Através do Oriente Médio, instalam-se na Europa e na Ásia sem, contudo, deixar de habitar o continente de origem. Em vários locais destes três continentes têm sido encontrados restos fósseis destes hominídeos como é o caso dos inicialmente designados por Pithecanthropus erectus e Sinanthropus pekinensis, mas hoje agrupados na espécie Homo erectus.
Terá sido a partir dos descendentes dos erectus e dos ergaster que, entre há 200 e 150 mil anos atrás, teria se desenvolvido a nossa espécie, o Homo sapiens, o qual se caracteriza por um esqueleto mais leve, um tamanho médio de 1,70 m, queixo proeminente e crânio redondo. As arcadas supraciliares proeminentes foram desaparecendo ao longo do processo evolutivo, enquanto a face e os dentes foram diminuindo de tamanho.


A Origem do Homem Americano - Segundo alguns estudiosos, o continente americano começou a ser povoado há 30.000, 50.000 ou até 60.000 anos atrás. Dos povos mais antigos, os arqueólogos encontraram restos de carvão, objetos de pedra, desenhos e pinturas em cavernas e partes de esqueletos. Dos povos mais recentes encontramos grandes obras como: pirâmides, templos e cidades. Alguns, como os Astecas e os Mais, conheceram a escrita e deixaram documentos que continuam sendo estudados.
Hoje, os pesquisadores admitem que os primeiros habitantes americanos vieram da Ásia, devido à grande semelhança física entre índios e mongóis.
A teoria mais aceita é de que os primitivos vieram a pé, pelo estreito de Behring, na glaciação de 62.000 anos atrás. Outros afirmam que vieram pelas ilhas da Polinésia, em pequenos barcos, tendo desembarcado em diversos pontos e daí se espalhado.
Os vestígios mais antigos da presença do homem no continente foram encontrados em São Raimundo Nonato,PI, Brasil, com idade de 48.000 anos, permitindo a conclusão de que eram caçadores e usavam o fogo para cozinhar, atacar e defender-se dos inimigos, pelos utensílios encontrados
                                                                                                                     recortes do wikipédia.
                                                                                                                     Prof. Dalva O.S. da Costa
                                                                                                                     ( Jundiaí - Itupeva -SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário